Evento em prol do Jiu-Jitsu feminino no DF tem boa aceitação
Julho 18, 2024
Na manhã do último domingo (14), foi realizada a segunda edição do Jiu-Jitsu em Ação, um projeto que busca incentivar a prática das mulheres na modalidade, com a presença da Sensei Welma Moreira, pentacampeã brasileira na categoria e atualmente a única mulher árbitra de Brasília. A professora contou um pouco sobre seu novo projeto, regras do Jogo, falou da sua história e das dificuldades vividas no mundo das lutas para 50 participantes.
O evento contou com dois momentos, um prático e outro teórico. Iniciou-se com uma roda de conversa, onde a Sensei compartilhou a essência do esporte, tirando as dúvidas do público presente (atletas e mulheres que estavam tendo seu primeiro contato com o Jiu-Jistu). Durante o bate-papo, Welma explicou sobre as regras, pontuação, arbitragem e o que acontece além da luta e fora do tatame.
No segundo momento, a professora demonstrou na prática as explicações, como pontuação, posições, punições, vantagens e como as regras são aplicadas durante a luta, sob a visão da arbitragem. A Sensei frisou a importância do conhecimento sistêmico (regra) por parte das praticantes do Jiu-Jitsu, pois um ótimo desempenho prático parte de um excelente conhecimento teórico que se pratica. No fim, foi feito um café da manhã para todos e sorteios com brindes disponibilizados por apoiadores do projeto.
Em conversa com o DF Esportes, Cínthia Bitencourt, uma das idealizadoras do projeto ao lado da também organizadora e atleta Giselly Campos contou como foi a experiência de proporcionar uma manhã tão especial para as mulheres. “A missão da ação desses treinos é a união das mulheres, de todas as equipes e de todas as faixas, em prol do Jiu-Jitsu feminino”. Ela complementa dizendo que, o intuito é motivar quem está começando, incentivar novas mulheres no tatame e todas se apoiarem.
Cínthia relata que ficou muito satisfeita sabendo que está indo pelo caminho certo, de proporcionar esse momento tão especial para as meninas e vê que muda muito a visão delas. E enxerga o fortalecimento e o crescimento da prática do Jiu-Jitsu feminino no Distrito Federal.