Real Brasília vence invicto Capital e encara Brasiliense na final do Candanguinho Sub-20
julho 14, 2024
Foto: Júlio César Silva
O estádio JK foi o palco do jogo decisivo entre Capital e Real Brasília, válido pelo jogo de volta das semifinais do Campeonato Candango Sub-20 2024. Com o empate em 0x0 entre ambas as equipes no jogo de ida disputado no estádio Defelê, o vencedor ganharia não só a vaga na final diante do Brasiliense, como também garantiria lugar na Copa São Paulo 2025.
O jogo foi tão equilibrado que só foi decidido nos minutos finais. O Real Brasília abriu o placar aos 42 e dois minutos depois o Capital teve a chance de empatar e levar a decisão para os pênaltis. Mas o brilhou a estrela do goleiro Matheus Linhares, que defendeu a cobrança de e assim cravar a vitória do Leão para a disputa do título.
Primeiro Tempo
O jogo prometia ser muito disputado, e a estapa inicial demonstrou o que seria a tônica da partida: Muitos lances disputados e com ambas as equipes bem fechadas na defesa. O primeiro lance de perigo do jogo viria do Real Brasília. Aos 13 minutos, Arthurzinho cobrou falta da esquerda e após desvio involuntário de Mozaniel, Felipe espalmou a bola para a linha de fundo. A resposta do Capital viria aos 17′, Quando hiago fez ótima jogada individual pela direita e cruzou para a área. A bola passou por todos os marcadores do Leão, inclusive por George, que desperdiçou a oportunidade.
Aos 21 minutos, nova chance criada pelo Capital. Após cobrança de escanteio, a bola ficou viva na área e o zagueiro Lima chutou de canhota rente à trave do goleiro Matheus Linhares. Cinco minutos depois, Arthurzinho cobrou falta pela direita, a bola viajou por toda a defesa e Patcholla no segundo pau perdeu a passada e a chance de abrir o placar. Aos 32′ foi a vez de Juan receber passe livre pela direita e soltar a bomba da área, mas Felipe espalmou a bola por cima do travessão.
Na última oportunidade do primeiro tempo, quase o Capital abre o placar aos 45 minutos. Em jogada ensaiada de escanteio, Samuel recebeu na área, fez o corte na marcação e cobrou na cabeça de Alick, que mandou por cima do gol. O jogo foi para o intervalo com o placar zerado.
Segundo Tempo
O Real Brasília começou melhor a etapa complementar e quase marca o primeiro gol aos três minutos. Arthurzinho pegou bem na bola e mandou uma bomba de fora da área no cantinho direito de Felipe, que conseguiu dar um tapa na bola para a linha de fundo. Aos 20 minutos, PV cobrou falta da entrada da área, e mais uma vez Felipe estava lá para tirar o perigo. No minuto seguinte, João Victor aproveitou bola espirrada da defesa para girar e chutar no cantinho, mas para sorte de Felipe, a bola foi pela linha de fundo.
Aos 27′, o Capital chegou com perigo ao gol de Matheus Linhares. Hiago cobrou falta pela direita, a bola passou por todo mundo, inclusive por Mozaniel que fechava o espaço no segundo pau. Aos 36′, após cruzamento vindo da esquerda, Felipe não conseguiu encaixar e a bola sobrou limpa nos pés de Corazza, que chutou pra fora. No minuto seguinte, Arthurzinho passou por dois marcadores e arriscou chute de fora da área, e a bola saiu tirando tinta da trave direita de Felipe.
A decisão da vaga para a final se encaminhava para os pênaltis, quando o Real Brasília abriu o placar aos 42 minutos. Após cobrança de falta da direita, Patcholla desviou levemente de cabeça e a bola foi direto para as redes. Após o gol sofrido, o Capital foi para o abafa e aos 44 minutos Garcia subiu para dividir a bola com o cotovelo pelo alto e o árbitro Pedro Alves, próximo ao lance, marcou pênalti para o Capital. George foi para o cobrança, mas o goleiro Matheus Linhares de mão trocada conseguiu praticar a defesa. O Capital ainda tentou pressionar em busca do gol de empate, mas após cinco minutos de acréscimo, a arbitragem encerrou a partida decretando a vitória do Real Brasília.
Ficha técnica
CAPITAL 0X1 REAL BRASÍLIA
Campeonato Candango Sub-20, semifinal, Jogo de Volta
Estádio JK, Paranoá-DF, 14/07, 15h
Público: Não informado
Renda: Não informado
Árbitro: Pedro Alves
Assistente 1: José Reinaldo
Assistente 2: Daniel Henrique
4º árbitro: Maricleber Góes
Capital
Felipe; Alick (Felipe Gabriel), Lima, Mozaniel e Cauã; Robert (Cassita), Samuel, Vitinho (Bruninho) e Hiago; George e Pedro Henrique
Técnico: Fábio Frubal
Gols: Não houve
Cartões amarelos: Pedro Henrique, Samuel, Felipe Gabriel e Gabriel Santos,
Cartões vermelhos: Não houve
Real Brasília
Matheus Linhares; Patcholla, Garcia, Iury e Juan (Matheus Lima); Adrian, Corazza (Kennedy), João Victor (Rhauan) e PV (Arthur); Thiago Augusto (Gui Caratinga) e Arthurzinho (Raphinha)
Técnico: Léo Roquete
Gols: Patcholla (42′ – 2º T).
Cartões amarelos: PV, Arthurzinho, Rhauan, Vitinho e Gui Caratinga
Cartões vermelhos: Não houve