Tubarão morde e Brasília Fustal perde mais uma
julho 13, 2024
Foto: Lucas Rodrigues
Na tarde deste sábado, 13, o Brasília Futsal recebeu o Tubarão (SC) pela 15ª rodada da Liga Nacional de Futsal. A partida aconteceu no Ginásio SESC de Ceilândia, casa do Brasilia durante o torneio. Ainda sem vencer na competição, a equipe candanga brigava forte contra o rebaixamento. O Tubarão, no entanto, também não tinha vida fácil. Ocupando a 21° posição da LNF, os catarinenses buscavam emendar uma boa sequência após vencer na última rodada frente ao Criciúma Futsal.
Marcando dois no início do jogo, o Tubarão administrou a partida, pressionando o Brasília contra o seu campo, esticando o placar na segunda etapa e conquistando o quarto triunfo na LNF. A próxima partida dos candangos será no dia 22, às 19h, contra o Esporte Futuro, no Ginásio de Esportes Alcides Pan, em Toledo, no Paraná. Já o Tubarão enfrenta o Taubaté, no próximo dia 19, às 19h, em Santa Catarina.
O jogo
A partida começou com uma leve pressão do Tubarão que logo chegou ao primeiro gol na partida. Na saída errada dos donos da casa, Murilo se antecipou na jogada, conseguiu o passe pro Luan mais atrás e com o gol vazio ele só empurrou. Mostrando superioridade na primeira metade do jogo, o Tubarão seguia em cima do adversário, não deixando o Brasília chegar no campo de ataque.
Não demorou muito para que os catarinenses ampliassem o placar. Numa cobrança de lateral nas costas da marcação do Brasília, Dê recebeu livre pela direita e encheu o pé para aumentar a vantagem dos visitantes. Com os gols sofridos, os candangos começaram a sair mais para o jogo, chegando com perigo na finalização de Marlon.
Na pressão de diminuir o placar, o Brasília chegou ao tento. Na jogada pelo meio de Mateus, ele encontrou um passe preciso para Bruno que dominou e, de bico, colocou nas redes. A partida seguiu equilibrada nos minutos seguintes, até que o Tubarão assustou o Brasília. Gustavo achou um lançamento para o Dentinho no fundo quadra, mas a finalização acabou acertando a trave.
Na volta do intervalo, a partida se manteve em bom nível, com as duas equipes chegando com perigo às metas adversárias, com vantagem para o Tubarão, que arriscava com mais frequência ao gol de Gustavo. Ainda na pressão no campo ofensivo, os visitantes marcaram mais um. Na cobrança de lateral mais atrás, Glauber soltou a canhota pro gol. Ela foi rasteira e Dê, com um leve desvio, marcou o segundo dele no jogo e o terceiro do Tubarão.
Sem abaixar suas linhas e aproveitando os vacilos na saída do Brasília, logo os catarinenses ampliaram. Dê chegou ao hat-trick ao roubar a bola frente a área e acertar o ângulo de Gilson Jr. Na sequência, o quinto gol do Tubarão saiu. Novo erro defensivo do Brasília, Dentinho acertou a trave e o rebote sobrou no Jean, que chutou forte, sem chances defesa.
Os donos da casa tentavam sair, com a força da torcida, porém, eram os visitantes que chegavam com mais perigo. No lançamento do Gustavo, Jean conseguiu escorar para Dentinho, que limpou bem a marcação e empurrou pras redes. A partida ficou faltosa e o Tubarão acabou estourando seu limite na reta final da segunda etapa.
Romarinho teve duas chances de diminuir o marcador. Na primeira, o goleiro conseguiu defender com a cabeça. No segundo, o camisa 91 do Brasília não perdoou, num chutaço que acertou a trave e ela quicou dentro do gol. Em novo tiro livre direto, foi a vez de Eloi ir para a cobrança e marcar o terceiro tento candango na partida.
Nos últimos minutos do jogo, o técnico Jean Radin adotou a estratégia de goleiro-linha, pressionando o Tubarão no campo defensivo e chegando perigosamente ao gol dos visitantes. Se encaminhando para o fim, o Brasília amargou mais uma derrota na LNF por 6×3.
Ficha técnica
BRASILIA 3 x 6 TUBARÃO
Liga Nacional de Futsal, 1ª fase, 15ª rodada
Ginásio SESC Ceilândia, Brasília-DF, 13/7, 16h
Árbitro principal: Valeska Caixeta
Árbitro auxiliar: Flavio Oliveira de Sá
Anotador: Luana Caixeta Luis
Cronometrista: Sérgio de Souza Gonçalves
Brasília
Titulares: Gilson Jr., Bruninho, Cabeça, Thiaguinho, Romarinho.
Reservas: Marcelinho, Marlon, Bruno, Mateus, Eloi, Lucas, Eduardo, Matheus, Filipe.
Técnico: Jean Radin
Gols: Bruno (10′ 1T), Romarinho (15′ 2T) e Eloi (15′ 2T).
Cartões amarelos: Marcelinho, Mateus, Cabeça e Jean Radin (técnico)
Cartões vermelhos: não houve.
Tubarão/SC
Titulares: Gustavo, Luan, Murilo, Filipinho, Jean.
Reservas: Dudu, Arthur, Dentinho, Rigotti, Boca, Pixote, Glauber, Dê.
Técnico: Bruno Silva
Gols: Luan (2′ 1T), Dê (5′ 1T; 4′ 2T; 9′ 2T), Jean (10′ 2T) e Dentinho (12′ 2T).
Cartões amarelos: Dê, Murilo, Luan e Rigotti.
Cartões vermelhos: não houve.